Brincos em Ouro 18k em formato de Formiga e Lua com Safiras Azuis

O ouro 18K é o mais utilizado pela indústria joalheira moderna. Ele é o padrão mais aceito pelo mercado, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

É possível encontrar joias fabricadas com ouro 24K ou 22K, muito populares na China e na Índia, respectivamente, mas as peças tendem a ser mais frágeis e menos flexíveis, e por isso existe menos demanda. 

Como é medida a pureza do ouro? 

O termo “quilate”, simbolizado pela letra K, diz respeito a uma medida de pureza do ouro. Cuidado para não confundir com a medida quilate (ct), que apesar de ter o mesmo nome, é utilizada para medir o peso de pedras preciosas, como rubi, turmalina, esmeralda, safira etc.

O anel de dedinho mindinho feminino, também conhecido como pinky ring em inglês, é um acessório essencial para mulheres empoderadas com forte personalizade. oferecemos versões lisas e com pedras preciosas além de personalização com letras e inicial do seu nome. todas as peças são confeccionadas em ouro 18k.

Nesse caso, o quilate (ct) está relacionado à massa, e não à pureza, como acontece com o ouro. 

A medida de quilate (K) é padrão e dividida em 24 partes. O ouro puro é o de 24K, o que quer dizer que 24 de suas 24 partes são ouro. 

Entenda como medir a pureza de um ouro

Sendo assim, é de se imaginar que o ouro puro seja o melhor e mais procurado, não é?! Porém não é bem assim.

O ouro puro é muito frágil e maleável, portanto entorta com facilidade, e com o uso pode ser dobrado e amassado.

Para se ter uma ideia, a pressão de um simples aperto de mão pode ser o suficiente para deformar uma aliança de ouro 24K, tornando-a ovalada. 

Isso faz com que o ouro puro não seja muito procurado entre as diversas opções disponíveis. A solução para essa questão é combinar o ouro com outros metais para garantir maior durabilidade, resistência e brilho às jóias. A essa mistura, dá-se o nome de liga metálica. 

É por essa razão que o ouro 18K é o mais procurado e o mais recomendado para a confecção de jóias, como alianças e anéis de noivado. Confira mais detalhes a seguir.

Qual o diferencial do ouro 18K? 

O ouro 18K é composto por 18 partes de ouro, sendo que as outras 6 partes são feitas de ligas metálicas. Isso significa que a pureza do ouro 18K é de 75%.

Devido a essa porcentagem, surgiu o costume de chamá-lo também de Ouro 750. O ouro 18K apresenta a durabilidade e resistência adequadas, sem deixar de lado a qualidade do material e a beleza característica que só o ouro tem. 

O ouro 750 é uma liga metálica, composta por 75% de ouro puro e 25% de outros metais nobres, como a prata, o paládio ou o cobre. Como mencionado, o ouro puro é um metal extremamente maleável e fácil de ser distorcido.

Esses 25% de outros metais são adicionados para garantir maior resistência à joia. São escolhidos em função das propriedades apresentadas em relação à Escala de Mohs.

Essa escala quantifica a dureza dos minerais, ou seja, a resistência que um determinado mineral oferece ao ser riscado, quando há retirada de partículas da sua superfície. Metais como o cobre, a prata e o paládio possuem dureza acima do ouro, e ao serem ligados com ele, conferem maior resistência ao resultado final. 

Veja o diferencial do ouro 18k
Veja o diferencial do ouro 18k

Além de proporcionar mais resistência à peça, esses 25% de outros metais são o que determinam o brilho e qual será a coloração da jóia: amarelo, branco ou rosé. Sendo assim, os metais utilizados nessa liga variam de acordo com a joalheria e com o resultado desejado. Para fazer uma peça de ouro branco, por exemplo, é necessário utilizar uma quantidade razoável de paládio, e para obter o ouro rosé é preciso ter mais cobre, e assim por diante. 

Dessa forma, as ligas são dosadas conforme a necessidade. Geralmente, são um resultado da combinação entre prata, cobre, paládio e zinco, que são os metais nobres mais comumente utilizados nas ligas de ouro. 

Continue a leitura para saber mais a respeito das vantagens do ouro 750. 

Quais as vantagens do ouro 18K? 

Como foi possível perceber ao longo deste artigo, o ouro 18K é muito utilizado para a confecção de joias, sendo um dos mais valorizados e procurados na indústria joalheira. Há diversas vantagens em optar por esse tipo de liga de ouro, confira a seguir algumas delas. 

1 – A coloração da jóia

Quem gosta de peças mais tradicionais, remetendo ao ouro puro, geralmente dão preferência ao ouro 750. Quando pensamos em ouro, pensamos imediatamente naquela tonalidade dourada e brilhante, não é?! Esse tipo de coloração só pode ser alcançada com o ouro 18K, devido ao seu alto teor de ouro puro

Também é possível encontrar peças feitas com ouro 14K ou 10K nas joalherias, mas ambas possuem baixo teor de ouro puro. A consequência disso é que acabam apresentando uma coloração mais clara e opaca, menos atrativa do que a do ouro 750.  

2 – Menos risco de alergias

Jóias confeccionadas em ouro 750 têm menos riscos de causar alergias quando comparadas a peças feitas em ouro 14K ou 10K, devido ao seu alto teor de pureza.

Esse tipo de liga metálica possui uma quantidade bem pequena (25% apenas) de outros metais (seja de prata, cobre, paládio, zinco, etc.). Sendo assim, é menor o risco de que pessoas com peles sensíveis que usam aneis de ouro 18K venham a desenvolver algum tipo de irritação ou alergia a esses tipos de metais. 

3 – Maior pureza e durabilidade

No Brasil, as ligas metálicas de ouro mais comercializadas são as de 18K e 14K. Como visto neste artigo, o ouro 750 possui pureza muito superior em relação ao ouro 14K, que tem 14 partes de ouro apenas, em comparação às 18 partes do ouro 750. Isso torna as joias de 18K muito mais valiosas e duráveis. 

Maior pureza e durabilidade na sua peça de ouro

O ouro é um metal extremamente resistente ao fenômeno de oxidação. Sendo assim, quanto maior a porcentagem de ouro puro utilizado na liga, maior será a sua durabilidade e conservação.

O ouro 18K é a melhor opção?

Levando em consideração o investimento financeiro geralmente envolvido ao adquirir uma peça de ouro, vale à pena optar por algo mais duradouro, que não apresente riscos de causar irritações na pele ou que possa ser facilmente distorcido.

Todas essas vantagens você encontra na liga de ouro 18K, tornando-a provavelmente a melhor opção, já que é a escolha ideal para joias que duram a vida toda. 

Similar Posts