Anéis enfileirados em ouro branco 18k e brilhantes

Uma das características mais marcantes do ouro é, sem dúvida, sua coloração naturalmente amarela e vibrante. Como é possível, então, encontrarmos joias feitas de ouro em outras colorações, como o ouro branco, por exemplo, que possui uma tonalidade prateada? Descubra no artigo a seguir. 

Qual a diferença entre o ouro tradicional e o ouro branco? 

O ouro na clássica coloração amarela é a opção mais famosa de toda a joalheria. As peças são comumente fabricadas em ouro 18K, uma liga metálica com 75% de ouro em sua composição. O ouro puro, ou ouro 24K, não é muito explorado pelo setor joalheiro, pois é extremamente maleável, o que faz com que as peças tenham sua durabilidade e resistência comprometidas. 

Meias alianças em Ouro Branco 18K e Brilhantes
Aliança em ouro branco

As ligas metálicas são uma solução para oferecer joias valiosas e resistentes, como as produzidas em ouro 18K, também conhecido como ouro 750. É normalmente obtido a partir de 75% de ouro mil, 12,5% prata e 12,5% cobre, de modo a obter a tonalidade mais tradicional do ouro. 

O anel de dedinho mindinho feminino, também conhecido como pinky ring em inglês, é um acessório essencial para mulheres empoderadas com forte personalizade. oferecemos versões lisas e com pedras preciosas além de personalização com letras e inicial do seu nome. todas as peças são confeccionadas em ouro 18k.

Quanto é feita com uma tonalidade prateada, a liga de ouro 18K é chamada de ouro branco. Devido a sua coloração, pode inclusive ser confundida com outros metais preciosos, como a prata e a platina.

O ouro branco é tão valioso quanto o de outras cores, então a resposta para a questão do título é: sim, o ouro branco é ouro de verdade. A única coisa que o diferencia é a sua composição, geralmente formada a partir de uma mistura de ouro, paládio e prata.

O níquel já foi muito utilizado pela joalheria devido ao seu baixo custo, no entanto começou a cair em desuso pelo alto risco de provocar reações alérgicas. 

Devido à grande quantidade de ouro em comparação aos outros metais dessa liga metálica, a joia geralmente apresenta uma cor amarelada, então ganha um banho de ródio para obter um acabamento cinza-esbranquiçado brilhante. Entenda a seguir como ele funciona. 

O que é banho de ródio?

Esse é um processo utilizado para proporcionar a cor prateada na joia de ouro branco. O ródio é um metal nobre e extremamente durável da família da platina, muito usado como revestimento para conferir brilho e resistência às joias.

No entanto, o banho de ródio acaba saindo com o tempo e o uso, e a joia volta a ter reflexos amarelados. Itens como anéis e alianças levam entre seis meses a dois anos para perder o acabamento, enquanto que joias que sofrem menos atrito podem manter o banho de ródio por até 10 anos. Isso pode ser facilmente resolvido com outro banho de ródio. 

Continue a leitura para descobrir como identificar uma joia de ouro branco verdadeira. 

Como saber se a joia é verdadeira?

Para não correr o risco de adquirir peças falsificadas, é preciso ter cuidado e atentar para alguns detalhes. Confira nossas dicas: 

Observe o acabamento e a marcação

O primeiro passo é procurar por uma gravação na própria joia indicando o seu teor de pureza. Peças legítimas de ouro costumam ter grafias do tipo 14K, 18K ou 750 (o mesmo que 18K) em sua parte interna. Peças abaixo de 10 quilates não são consideradas ouro, uma vez que o percentual do metal em sua composição é muito baixo. 

Marcações de uma aliança de ouro 18k
Marcações de uma aliança de ouro 18k

Além disso, acessórios de ouro costumam ter um bom acabamento, sem bordas que possam causar algum desconforto devido ao atrito com a pele. Vale atentar a essas pequenas sutilezas também. 

Coloque-a em um recipiente com água

As propriedades do ouro facilitam na identificação de uma peça legítima. O ouro é um metal pesado, portanto um acessório feito com esse material deve afundar quando colocado em um recipiente com água. Se não afundar, desconfie. 

Aproxime a peça de um ímã

Outra propriedade inerente ao ouro que facilita na sua diferenciação é o fato de ser um metal não magnético. Sendo assim, uma joia de ouro não deve ser atraída por imãs. Coloque a peça próximo de um ímã, e se notar alguma movimentação, isso significa que a peça é falsificada. 

Esfregue-a em um local áspero

O banho de ródio comum às peças de ouro branco ajuda a proteger a joia e deixá-la mais resistente, por isso você pode tentar esfregá-la em uma pedra, um prato de cerâmica ou um azulejo de porcelana, por exemplo. Se o acessório apresentar uma marca preta no local do atrito, ele é falsificado. 

Agora que tal algumas dicas para combinar joias de ouro branco em looks e ocasiões variadas? Continue a leitura.

Como combinar joias de ouro branco? 

Joias de ouro branco são sinônimos de sofisticação e elegância. Sua cor levemente prateada torna qualquer peça única e especial. São acessórios que trazem um toque irreverente a qualquer visual. É possível encontrar anéis, relógios, pulseiras e colares feitos em ouro branco, com designs que variam entre o clássico e o contemporâneo. 

Apesar de muitos preferirem reservar as joias para serem usadas exclusivamente em ocasiões especiais, é possível combiná-las com qualquer look, seja em festas ou no dia a dia.

Na dúvida, vale lembrar que menos é mais, portanto peças minimalistas são sempre uma boa pedida. Menores e menos chamativas, podem transformar totalmente o visual quando usadas da maneira correta, proporcionando um ar de delicadeza e sofisticação.  Outra dica muito importante é sempre considerar a ocasião para a qual você está se produzindo.

Ouro branco pode ser versátil.

No cotidiano, por exemplo, você pode investir em peças mais básicas e com pouco brilho. Colares de ouro branco com pingentes delicados são sempre uma boa escolha, e podem ser combinados com uma boa seleção de anéis. 

As joias também ajudam a montar looks interessantes para o ambiente de trabalho, passando uma boa imagem, o que é essencial em qualquer área ou função. Dê preferência por peças menores, mais lisas ou que sejam compostas por pequenos detalhes. É só ter cuidado para não sobrecarregar o visual. 

Se a ocasião é uma festa, a dica é para ousar: aposte em joias opostas às peças de vestuário escolhidas. Por exemplo, se a roupa for mais básica, invista em joias maiores e mais chamativas, e vice-versa. Se for o caso de um casamento, crie um visual chique, porém básico, assim não corre o risco de roubar a cena. 

A moda atual é bastante democrática e permite várias combinações diferentes. Hoje em dia já não existe mais aquele tabu de não misturar joias de materiais e colorações diferentes, o que facilita bastante a escolha.

Para não exagerar, escolha um metal predominante e selecione peças com o mesmo estilo. A partir daí, arrisque-se e explore o universo de modelos, cores e texturas variadas que as joias tem a oferecer.

Similar Posts