Anel Bouquet em Ouro 18K e Topázios Brancos

Anel de ouro – não se engane, descubra se seu anel é verdadeiro

Mesmo que brilhe intensamente, seu anel de ouro pode não ser o que parece.  Verificar a veracidade do anel de ouro implica em alguns fatores.

Antes de tudo você precisa saber que a maioria das joias de ouro como anéis ou até brincos de ouro possuem outros metais em sua composição. Porém, a peça é considerada ouro seguindo uma certa porcentagem do metal nobre que deve ter em sua composição.

Vamos ensinar alguns passos para você fazer a verificação do seu anel e saber se ele é de ouro mesmo!

Entendendo a composição do ouro

Para uma joia ser considerada ouro é preciso levar em conta os famosos quilates. Os tipos de ouro são elencados de acordo com a quantidade do metal nobre na composição.

Por exemplo: a medida padrão do ouro é dividida em 24. Então se o ouro for 24 k significa que as 24 partes são compostas de ouro e a peça tem um grau máximo de pureza. Os quilates significam as partes de ouro que contem na peça: 18k significa 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais.

Normalmente, na produção de joias é mais comum encontrarmos peças de 18k, que é considerado um número bom de partes para uma peça de qualidade. Peças puras de 24k são muito maleáveis, e entortam facilmente. Por isso, não são frequentes entre as joalherias.

Peças de 10k  ou menos já não são consideradas como joias de ouro, pois há muitas partes de outros metais na composição.

Como descobrir se é ouro em casa

Há algumas formas de fazer essa verificação em casa. Entretanto, não são formas que te darão certeza, mas pelo menos você terá uma indicação para saber a pureza do seu ouro de maneira rápida e fácil.

Verificação da peça

Esse é o primeiro passo para saber sobre a porcentagem de ouro que sua peça tem. Você deverá examinar a peça atenciosamente. Geralmente, peças de ouro consideradas joias, já possuem alguma notificação sobre os quilates.

notificação sobre os quilates em anel de ouro 18k
mesmo quando a peça está usada é possível identificar a marcação

Achando essa sinalização você já saberá a quantidade de ouro que sua peça possui e se ela é considerada joia ou não.  Talvez possa ser necessário contar com o auxílio de uma lupa, pois essa marcação pode ser bem pequena.

Cerâmica

Você vai precisar de um objeto de cerâmica, pode ser um prato mesmo. Infelizmente, esse teste pode acabar danificando sua peça, mesmo sendo super fácil e rápido. Em outras palavras, não é recomendado mas dependendo da sua necessidade de confirmação pode ser uma alternativa.

prato de cerâmica comum
você pode usar um prato de cerâmica comum

Pegue seu anel ou aliança de ouro e passe pela cerâmica fazendo um pouco de pressão.

Se a mancha for escura, então seu anel não é de ouro; se a mancha for dourada então indica a veracidade do produto.

Mordida

Com certeza você já viu essa cena em algum filme de pirata! Não há comprovações de que ela é eficaz, porém é um jeito de chegar em um indício em relação à sua peça.

Morda suavemente a peça e avalie as marcas

Morda suavemente a peça, se as marcas deixadas forem profundas, então indica um maior nível de pureza do ouro.

Mas não é garantida a eficácia desse método, pois peças de outros metais podem ser maleáveis também, deixando as mesmas marcas no anel.

Imã

O imã pode te dar essa resposta, mas não com muita precisão também. Você pode colocar um imã forte próximo ao anel.

O ouro não é atraído pelo imã, mas outros metais presentes na composição das joias podem ser.

Então, observe, caso essa atração seja pouco intensa, pode significar que seu anel é mesmo de ouro.

Densidade

Nesse ponto será necessário fazer um pouco de conta, mas nada muito complicado. Esse teste é mais recomendados para alianças de ouro ou anéis sem pedras, pois com a gema a densidade da peça mudaria facilmente.

O primeiro passo para fazer essa conta é pesar o seu anel de ouro, depois você deve usar um copo com medidas de mililitros com água.

Anote os mililitros de água antes e depois de colocar o objeto. Assim que você depositar o anel no copo, essa medida vai aumentar. Calcule a diferença entre a medida da água indicada no copo com e sem o anel dentro.

pingo de ouro na água

Agora começa a física… Para fazer esse cálculo você usará uma fórmula simples:

Densidade= Massa/Volume

Há algumas variações das densidades entre os níveis de pureza do ouro, confira:

  • 14K – entre 12.9 e 14.6 g/ml
  • 18K amarelo – entre 15.2 e 15.9 g/ml
  • 18K branco – entre 14.7 e 16.9 g/ml
  • 22K – entre 17,7 e 17,8 g/ml
  • 24K –  aproximadamente 19,3 g/ml

Ajuda profissional

Para verificar a pureza ou quantidade de pureza da sua peça, recomendamos que a leve em um profissional especializado ou à uma joalheria. Certamente, você terá uma resposta muito mais precisa e segura.

um profissional pode autenticar suas joias de ouro dentre outros materiais

Esses profissionais possuem recursos necessários para realizar todos os testes em segurança. Embora o ácido nitrílico seja frequentemente mencionado para esses testes com metais nobres, nós não o recomendamos. Isso porque o ácido nitrílico deve ser manuseado com cautela e atenção e de preferência por um profissional.

Histórias Sayeg

Joias delicadas

Posts SImilares