Brincos antialérgicos – quais são as opções disponíveis?

 Orelha feminina com variados brincos dourados.

Você sofre com na hora de escolher brincos antialérgicos? É normal que surjam dúvidas para as pessoas que têm alergia a alguns metais. Isso porque é muito desagradável colocar aquele brinco maravilhoso, que combina com seu look, e sentir coceira ou até mesmo ter uma irritação na pele.

Brincos antialérgicos

Nosso propósito é esclarecer de uma vez por todas quais são as principais opções de brincos antialérgicos disponíveis no mercado. A partir disso, é possível avaliar qual opção está mais de acordo com seu estilo e também com seu orçamento

A alergia a alguns tipos de metais é bem comum entre milhares de pessoas. Normalmente, essas alergias causam manchas na pele e pequenas rupturas que se manifestam como pequenas feridas. Isso ocorre por conta de substâncias usadas na composição de algumas peças. Algumas das mais comuns são, alergia a níquel e a cádmio.

Esses dois metais são usados principalmente nas bijuterias. Dessa forma, eles acabam barateando muito o custo para quem os fornece e por consequência para o consumidor final. Entretanto, as bijuterias muitas vezes são lindas e acabam crescendo aos olhos. Por isso, muitos consumidores acabam comprando e alguns se arrependem, pois descobrem alergia aos brincos.

Brincos antialérgicos

Além das manifestações alérgicas, substâncias como o níquel e o cádmio podem ser cancerígenas, quando usadas com frequência. Por isso, seu uso não é recomendado. Mas nem tudo está perdido! Não é por conta de alergias que se deve evitar o uso dos brincos, uma vez que existem outras opções que não causam esse tipo de reação.

Vamos mostrar algumas opções disponíveis de brincos antialérgicos que não causarão problemas!

Semijoias

Embora as semijoias não sejam totalmente feitas de metal nobre, elas passam por um processo de finalização das peças conhecido como banho, que em outras palavras, cobre o material potencialmente alérgico com um material protetor, normalmente um material nobre como ouro. Por isso que ouvimos falar tanto das semijoias banhadas a ouro.

Dessa forma, a parte da liga metálica que também compõem o brinco, praticamente não entra em contato direto com a pele. Isso porque há entre liga metálica e a pele, uma camada de metal nobre que faz essa separação. Em alguns casos o banho é de ouro mas existem outras opções como o ródio.

É importante ter certeza da procedência da semijoia, uma vez que um banho mal feito pode ter consequências alérgicas iguais a uma peça sem proteção.

Outro ponto muito importante para se lembrar é que todos os materiais se desgastam, então uma semijoia banhada pode lhe trazer a proteção antialérgica no começo de seu uso, mas ao longo do tempo com o uso cotidiano, o banho pode se desgastar e a peça pode ocasionar algum tipo de alergia.

Brincos Antialérgicos De Aço

Outra opção de brincos antialérgicos são os brincos de aço cirúrgico. No entanto, nem sempre é possível encontrar peças que estão equiparadas com as atualizações da moda. Isso porque o aço cirúrgico se popularizou na produção dos piercings.

Por essa razão, é muito mais fácil encontrar uma variedade de piercings e alargadores em aço cirúrgico do que brincos propriamente ditos.

Entretanto, para pessoas que gostam de peças mais simples como argolas, as peças de aço podem ser uma boa opção de brincos antialérgicos.

Joias Autênticas

A melhor opção de brincos que não causam alergia são aqueles feitos a partir de metais nobres. Esses brincos são feitos de ouro, prata ou platina, por exemplo.

Todas as joias verdadeiras são consideradas brincos antialérgicos.

Esses metais são extremamente nobres, por isso as chances de ter alergia com o uso deles é praticamente nula.

Como sua composição é feita em sua maior parte de metais preciosos, a quantidade de metais que podem ocasionar problemas é sempre reduzida. Quanto maior for o grau de pureza, menor o o risco envolvido.

Brincos antialérgicos

Brincos de Ouro: melhor opção para alergia

O ouro 18K é uma liga metálica, composta em 75% de ouro e 25% por outros metais nobres, como prata, cobre e outros, que podem variar de acordo com a tonalidade desejada para a peça. 

A medida que indica a concentração de ouro em uma liga metálica é o quilate (K). Quanto maior o valor do quilate, maior a quantidade de ouro puro naquela joia. Essa é uma medida padronizada internacionalmente, dividida em 24 partes, representando uma parte de ouro para cada 24 partes de metal.

Três brincos, um com pedras coloridas e pérolas, um azul com pérolas e um dourado,todos pendurados em cones de papel.

Devido a sua porcentagem de pureza, ouro 18K é também conhecido como ouro 750. Por essa razão, é o mais utilizado para a confecção de joias, e isso se deve a uma série de fatores que trabalham a favor desse tipo de ouro.

Ele sofre pouca oxidação e é hipoalergênico devido ao seu alto nível de pureza, ao mesmo tempo em que oferece durabilidade e resistência adequados em função dos metais nobres presentes em sua composição. Devido a essa característica algumas pessoas só podem utilizar brincos de ouro.

Como a sua nomenclatura indica, é composto por 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais nobres.

A preciosidade do ouro 18K se deve à grande proporção de metal puro precioso na liga confeccionada, que preserva em grande parte as propriedades do ouro puro ao mesmo tempo que oferece um ótimo equilíbrio quanto à resistência mecânica.

Conclusão

Portanto, se você está preocupada com alergias, evite bijuterias a qualquer custo. As semijoias são uma opção, mas de curto prazo, pois após algum tempo de uso podem desgastar e colocar sua pele em contato com metais pesados.

Peças feitas em aço cirúrgico são completamente antialérgicas muito embora não tenhamos tanta versatilidade e design. Se estiver procurando peças antialérgicas com design elegante e garantia de durabilidade opte sempre por joias nobres como as joias em ouro 18K.

>>Opções de brincos antialérgicos:

  • Semijoias
  • Brincos antialérgicos de Aço Cirúrgico
  • Joias Autênticas
  • Brincos de Ouro: melhor opção para alergia

>>Conheça outras joias de Victoria Sayeg, todas antialérgicas!