Anél de esmeralda como saber se a pedra é verdadeira.

Como saber se uma pedra de esmeralda é verdadeira?

Independente da pedra preciosa que compõe uma joia, a legitimidade é uma preocupação comum na hora de adquirir um novo colar, anel ou pulseira.

Afinal de contas, ninguém gostaria de investir um alto valor para depois descobrir que comprou uma imitação ou algo diferente do que foi descrito pelo vendedor, não é mesmo?! 

Algumas das “esmeraldas” comercializadas podem ser, na verdade, pedras verdes ou imitações sem qualquer valor equivalente ao da pedra preciosa. Confira neste artigo algumas dicas que vão te ajudar a identificar uma esmeralda verdadeira. 

Atente Para a Tonalidade Da Pedra

O primeiro aspecto a ser observado é a cor da pedra. A esmeralda é o mineral mais nobre da família dos berilos, e tem como característica sua coloração que varia entre o verde-escuro e o azul-esverdeado. Há outros tipos de berilo, como o heliodoro (de coloração amarelo-esverdeada) e o berilo verde (na cor verde-claro). 

Devido à proximidade de tonalidades, a esmeralda e o berilo verde podem, de fato, serem confundidos entre si a olho nu.

A melhor forma de tirar a contraprova é consultando um especialista no assunto, o que pode ser determinante para descobrir se a pedra em questão é de fato uma esmeralda legítima.

Examine Se Há Camadas

As pedras “soudé” são um tipo de imitação de esmeralda, que contém duas ou três camadas de materiais diferentes. Tal aspecto pode facilitar a sua identificação, de forma a evitar que você adquira uma pedra como essas ao invés de uma autêntica esmeralda. 

Significado pedra esmeralda.

Experimente mergulhar a pedra em um recipiente com água, pois assim fica mais fácil procurar por esse detalhe. Normalmente há uma camada de cor verde, que fica entre duas camadas incolores. Se você identificar esse aspecto, pode ter a certeza de que tem em mãos uma imitação de esmeralda. 

Observe A Esmeralda Sob A Luz

É importante saber que, quando colocadas sob a luz, as esmeraldas verdadeiras não produzem praticamente nenhum efeito luminoso. Por isso, posicione a pedra analisada sob uma lâmpada e observe se há algum brilho colorido ou algo do tipo.

Se a pedra produzir um feixe de luz semelhante a um arco-íris luminoso, é muito pouco provável que se trate de uma esmeralda de verdade. 

Use Lupa Para Uma Análise Mais Eficaz 

Vale pontuar que uma análise a olho nu dificilmente trará resultados conclusivos. O ideal é contar com equipamentos adequados para fazer a fundo esse estudo. Com o uso de uma lupa comum ou, melhor ainda, daquelas normalmente usadas por joalheiros, você terá condições de fazer uma análise mais apurada. 

Com um desses equipamentos em mãos, examine a pedra com atenção. Segure-a de maneira que a luz a atinja em um ângulo oblíquo, e então procure por pequenas falhas, padrões irregulares e bolhas de gás no interior da pedra. São sinais que podem indicar uma esmeralda verdadeira e natural. 

Se você notar que a pedra está muito limpa, sem as chamadas inclusões minerais, ou se as bolhas de gás estiverem muito espaçadas entre si, é provável que você esteja avaliando uma pedra de vidro ou uma esmeralda sintética. 

Outro aspecto que pode servir como determinante é a aparência das facetas da pedra. Com a ajuda de uma lupa é possível observá-las com mais precisão. Se as facetas estiverem muito desgastadas e arredondadas, provavelmente se trata de uma pedra feita de vidro, um material menos resistente e que pode se deteriorar rapidamente. 

Cuidado Com Os Preços Baixos

Todo cuidado é pouco na hora de comprar itens de luxo e de alto valor, e isso também se aplica a pedras preciosas e joias em geral. Um aspecto que sempre requer atenção especial é o valor da peça: se tratando de itens valiosos, é de se desconfiar se o preço cobrado for muito abaixo do valor de mercado, pois provavelmente não se trata de uma gema legítima. 

É importante ter uma base do valor da pedra que você procura antes de iniciar sua busca. Uma esmeralda verdadeira e natural custa pelo menos 9 mil dólares por quilate. Se você encontrar peças com valor muito abaixo disso, busque se informar a respeito da legitimidade da peça, pois há o risco de você estar comprando uma peça feita de vidro ou de cristal, e não uma esmeralda autêntica. 

Gemas sintéticas são naturalmente mais baratas do que as naturais: R$ 225 é o preço médio por quilate para esmeraldas sintéticas. Tendo esses valores como embasamento, fica mais fácil procurar por joias com esmeraldas sem correr o risco de ser enganado. 

Leve A Pedra Esmeralda Para Ser Avaliada

Se você ainda estiver com dúvidas em relação à legitimidade da pedra ou da joia em questão, o mais indicado é levar a peça a um especialista para ser devidamente avaliada. 

O profissional dessa área possui ferramentas adequadas e especializadas que possibilitam uma resposta definitiva após análise do item, além de também ter condições de oferecer uma descrição detalhada da gema. Sem um equipamento especializado, essas análises nem sempre são seguras ou totalmente esclarecedoras. 

Procure por um joalheiro certificado por uma organização nacional, como a Associação Brasileira de Gemologia e Mineralogia (IBGM), ou um profissional com diploma em gemologia. 

Evite avaliadores associados a um vendedor ou empresa em particular, especialmente se ele for o responsável por tentar vender a você a pedra que você gostaria de avaliar. Os valores desse tipo de avaliação podem variar muito, pois geralmente são estabelecidos de acordo com a hora ou o quilate da pedra.  

Na dúvida, dê preferência para realizar sua aquisição em uma loja com credibilidade, e sempre exija o certificado da joia junto da sua compra. 

Histórias Sayeg

Joias delicadas

Posts SImilares