Uma pedra Esmeralda.

Esmeralda ou diamante: O que vale mais?

Duas das pedras preciosas mais famosas no Brasil e no mundo são a esmeralda e o diamante, e são encontradas especialmente em colares e anéis.

Sua popularidade está ligada à beleza das pedras e suas superfícies e interiores brilhantes que chamam a atenção de qualquer pessoa. Mas qual pedra é a mais valiosa: esmeralda ou diamante?

Graças a popularidade das duas pedras, muitas pessoas acreditam que ambas são fáceis de encontrar e possuem valores de venda semelhantes. Porém, existem algumas pequenas diferenças entre essas duas pedras, especialmente quando falamos em valor.

Confira a seguir quem vale mais, se é a esmeralda ou diamante!

Esmeralda ou diamante: O que vale mais?

Embora muitas pessoas acreditem que o diamante seja mais valioso, isso dependerá da classificação da pedra.

Afinal, os diamantes são de fato pedras mais caras devido ao seu brilho intenso e particular, mas algumas pedras de esmeralda podem ser ainda mais caras, dependendo da sua coloração e intensidade.

o valor das esmeraldas dependem exclusivamente da qualidade e intensidade da cor
o valor das esmeraldas dependem exclusivamente da qualidade e intensidade da cor

Um diamante mais claro e com cor fraca, por exemplo, pode ter um valor de venda muito inferior a uma esmeralda pura e de cor mais escura. Mas uma esmeralda com muitos componentes juntos e uma coloração mais clara e fosca pode ter um preço de venda inferior a um diamante puro e brilhante.

Além do mais, o preço da esmeralda pode se assemelhar muito com os do diamante se ambas as pedras forem de qualidade elevada, já que a esmeralda, apesar de ser mais frágil do que o diamante, ainda assim é uma pedra mais rara, a não ser que o diamante em questão seja um diamante colorido.

Se falarmos entre esmeraldas ou diamante colorido, por exemplo, o diamante custará muito mais do que uma pedra de esmeralda, já que são pedras ainda mais raras e com um brilho mais intenso. Junto a isso, os diamantes ainda são mais valorizados por serem considerados pedras românticas usadas especialmente em alianças, o que torna seu preço ainda maior. E como os diamantes coloridos são mais difíceis de encontrar, o preço por quilate dessa pedra pode chegar a ultrapassar os 3 milhões de dólares, dependendo do tipo e da cor.

Leia também Qual a pedra preciosa mais cara atualmente? Top 10 mundial

De modo geral, o que também fará com que o preço varie é a demanda pela pedra, e se levarmos em consideração que o diamante é mais procurado do que a esmeralda, ele geralmente possui um preço maior em quase todas as joalherias.

Para ter uma ideia, normalmente 1 quilate de diamante é vendido entre 1.500 dólares e 25 mil dólares, enquanto 1 quilate de esmerada varia entre 250 dólares e 10 mil dólares.

Quais as diferenças entre esmeralda ou diamante?

Composição

As esmeraldas são pedras que vem do mineral berilo, enquanto os diamantes são pedras que vem do carbono. Porém, ambas são semelhantes em questão de dureza na escala Mohs. Enquanto as esmeraldas são classificadas em 7.5 de dureza, os diamantes são ranqueados em 10.

Isso quer dizer que, embora o diamante seja mais duro, as esmeraldas também são pedras preciosas resistentes, e podem durar décadas sem apresentar nenhuma fissura.

Porém, a maioria dos joalheiros preferem polir e lapidar as esmeraldas com poucos cortes, o que explica o formato retangular muito conhecido da pedra. Isso acontece porque, como a pedra é mais rara do que os diamantes, é considerado um alto risco cortar a esmeralda em formas muito diferentes e acabar perdendo a pedra.

Inclusões

As inclusões de uma pedra são basicamente defeitos e imperfeições, incluindo: lascas, nebulosidade, manchas escuras devido a técnica de corte aplicada de forma errada etc.

Essas imperfeições são encontradas com mais facilidade na esmeralda do que nos diamantes, mas como a pedra é mais escura, acaba escondendo mais esses tipos de defeitos, diferente do diamante, que é mais claro e pode facilitar com que essas inclusões sejam vistas à olho nu.

Como o diamante é conhecido especialmente por sua clareza e brilho, a última coisa que alguém ia querer são pedras com manchas escuras e nebulosas, e é por isso que é mais difícil encontrar diamantes com inclusões no mercado.

Brilho

O brilho que cada pedra preciosa reflete é um resultado de múltiplas propriedades juntas, o que torna cada pedra única, limitando-se às faixas que cada pedra possui. No entanto, a superfície dos diamantes são mais brilhantes do que as outras pedras, fazendo com que a joia reflita ainda mais, o que torna o diamante uma pedra com brilho acima da média.

o diamante é a pedra preciosa mais brilhante hoje em dia, e isso faz com que ele seja uma das pedras mais valorizadas
o diamante é a pedra preciosa mais brilhante hoje em dia, e isso faz com que ele seja uma das pedras mais valorizadas

Enquanto isso, a esmeralda normalmente não possui muito brilho na superfície, e seu brilho se concentra mais no centro da pedra, sendo possível ver suas facetas refletindo em seu interior na luz. Caso a pedra brilhe semelhante a um diamante, pode significar que tem uma qualidade inferior do que as esmeraldas puras.

Corte

Como falamos em alguns tópicos anteriores, o corte da esmeralda quase sempre é retangular, especialmente por ser uma pedra preciosa rara. Enquanto isso, o diamante possui diversos cortes que refletem na luz, um dos motivos que faz com que a joia seja vendida por um valor maior do que a maioria das esmeraldas.

No entanto, ainda assim é possível encontrar pedras de esmeraldas lapidadas em formatos mais diferenciados, embora quase nunca seja encontrado nos formatos de diamantes. Alguns joalheiros ainda preferem deixar a esmeralda no formato em que ela foi encontrada para preservar a pedra e evitar possíveis imperfeições.

Mineração

As esmeraldas são pedras preciosas raras, e suas maiores fontes estão na Colômbia, que supre mais de 50% de todas as gemas de esmeraldas do mundo todo. Porém, a pedra também pode ser encontrada nos Estados Unidos, China, Canadá, Egito, Suíça, Noruega e Austrália.

Enquanto isso, os diamantes são mais fáceis de encontrar, já que podem ser minerados em 35 países diferentes, sendo os mais comuns: África do Sul, Rússia e Botsuana, sendo encontrados também na Sibéria, China, Canadá, Estados Unidos e Brasil.

Leia também Quais são as pedras preciosas mais utilizadas para fazer joias no Brasil?

Agora que você viu qual vale mais, se é a esmeralda ou diamante, ficou mais fácil escolher entre essas duas lindas pedras preciosas para suas joias. Apesar do valor um pouco diferente entre ambas, cada uma das pedras possui suas particularidades e beleza únicas.

Veja as joias com diamantes e esmeraldas no site da Victoria Sayeg.

Histórias Sayeg

Joias delicadas

Posts SImilares