Embora a maioria das pessoas conheçam as pedras preciosas pelo seus nomes como esmeraldas, diamantes, ametistas e rubis, por exemplo, na verdade a maioria delas fazem parte de uma família de minerais, de onde derivam outras pedras com cores e características diferentes. Mas você sabe quais são os tipos de pedras preciosas?
As pedras preciosas são minerais valorizados por sua raridade, beleza e durabilidade, e podem ter origem biológica, como as pérolas, ou vegetal e mineral, como a maioria das outras.
No entanto, os tipos de pedras preciosas variam de acordo com sua origem e do mineral de onde elas são derivadas. Em alguns casos específicos, porém, essas pedras não são variedades e sim sua versão pura encontrada na natureza, como no caso dos diamantes, por exemplo.
Pensando em lhe auxiliar, preparamos um post com os tipos de pedras preciosas e suas características. Confira!
Quais são os tipos de pedras preciosas?
Algumas pedras preciosas são dividas por suas classes de minerais, já que a maioria é uma variação deles, sendo os mais comuns:
Esmeraldas
As esmeraldas são uma das pedras preciosas mais fascinantes e desejadas do mundo. Elas têm uma beleza única que as tornam muito especiais e são pedras que fazem parte da família dos berilos.
Abaixo, destacamos algumas das características e simbolismos centrais das esmeraldas:
- Cor Verde Profunda:
A esmeralda é conhecida por sua cor verde intensa, que varia de tons claros a escuros, e seu brilho vítreo. Quanto mais profunda e vibrante a cor, mais valiosa a esmeralda. Essa tonalidade se dá devido à presença de ferro férrico ou cromo, substâncias que dão a coloração verde à pedra. - Dureza e Durabilidade:
Registrando 7.5-8 na escala de Mohs de dureza, as esmeraldas são relativamente duras, mas ainda requerem cuidados especiais para evitar arranhões e danos. - Inclusões Naturais:
Muitas esmeraldas contêm inclusões internas, conhecidas como “jardins”, que são consideradas evidências de autenticidade. Essas inclusões podem parecer pequenas fissuras ou veios, contribuindo para a singularidade de cada pedra. - Origens Geográficas:
As melhores esmeraldas são frequentemente associadas a países como Colômbia, Zâmbia e Brasil. Cada região, aliás, produz esmeraldas com características únicas de cor e qualidade. - Significado Espiritual:
As esmeraldas são tradicionalmente associadas à cura, amor e renovação. Ademais, elas são consideradas símbolos de fertilidade, rejuvenescimento e harmonia espiritual.
Descubra a beleza e sofisticação do Anel Aurora em Ouro 18k com Esmeralda e Brilhantes:

Diamantes
Os diamantes são pedras preciosas formadas a partir do carbono, embora não tenham relação com o carvão. Por ser formado em alta pressão e temperatura, é considerado a pedra preciosa mais dura do mundo todo.
Apesar dos diamantes mais famosos serem os incolores, os diamantes coloridos são considerados as pedras preciosas mais caras do mundo, e podem ser encontrados em diversos lugares do mundo, incluindo aqui no Brasil.
Uma das características mais marcantes do diamante é seu brilho, fazendo com que ele ainda seja uma das pedras preciosas mais desejadas pelas mulheres.
Enquanto o diamante incolor é o diamante puro, suas variações coloridas são compostas por substâncias que acabam se fundindo durante sua formação natural. O diamante azul, por exemplo, é rico em boro, enquanto o amarelo, em nitrogênio
O diamante rosa, porém, é uma variação do diamante incolor, sendo composto apenas de carbono e é um dos motivos que faz com que ele seja uma das pedras mais raras e valiosas.
Pérolas
As pérolas são pedras preciosas biológicas, formadas a partir de um mecanismo de defesa das ostras e mexilhões. Quando um grão de areia ou qualquer outro corpo estranho entra na concha, a ostra imediatamente começa a soltar uma substância para paralisar o invasor, fazendo com que a pérola seja formada.

Turmalina
As turmalinas são minerais que variam do boro e do alumínio, e possuem uma composição variada. Algumas, possuem mais de 33 componentes juntos, como o ferro, magnésio, cálcio e lítio.
Sua forma natural também é prismática com cristais longos e delgados, e sua dureza varia entre 7 e 7,5.
As turmalinas são translúcidas e opacas dependendo da sua variação, e têm um brilho vítreo com verticais muito bem marcadas.
Suas variedades também são dividas em cores:
- dravita: castanho;
- schorlita: preta;
- elbaíta: verde;
- rubelita: rosa avermelhado;
- indicolita: azul escuro;
- acroíta: incolor.
Algumas colorações, como a roxa, por exemplo, recebe o nome apenas de turmalina roxa, enquanto uma das mais famosas do mundo, a turmalina azul-claro intenso, é chamada de turmalina Paraíba.
>>Leia também:
Onde são encontradas pedras preciosas no Brasil e quais os principais pontos de mineração?
Topázio
O topázio é um mineral bastante conhecido, com forma prismática que pode ser encontrado em várias cores diferentes na natureza, como azul, marrom, amarelo, rosa, vermelho e até incolor.
Foi encontrado pela primeira vez no século XVII, no Brasil, na região de Ouro Preto, Minas Gerais (MG). Com um brilho bastante marcante, a pedra foi até mesmo confundida com um diamante, e foi chamada de topázio bragança.
A variedade do topázio mais valiosa é o chamado topázio imperial, que tem uma coloração rosa alaranjada, e é considerada uma pedra rara por ser encontrada apenas em Minas Gerais. O nome da pedra foi escolhido ainda no século XVII, quando Dom Pedro I ficou impressionado com a beleza da gema.
Veja esse lindo Anel Mosquitinho em Ouro 18k e Topázios Brancos:

>>Acesse também: O que são as Pedras Preciosas e quais as Principais Pedras?
Opala
O opala é um mineral bastante conhecido por suas versões de opala branco, que possui um fundo claro com diversos reflexos coloridos, usado especialmente em colares. No entanto, a pedra possui algumas variações bastante conhecidas e raras, como o opala negro e o opala de fogo.

O nível de dureza dos opalas variam varia entre 5,5 e 6,6 e seu brilho também é vítreo, o que significa que os reflexos vêm de dentro da pedra e que sua superfície é mais opaca.
Portanto, são estes os principais tipos de pedras preciosas:
- Esmeralda
- Diamante
- Pérola
- Turmalina
- Topázio
- Opala
Considerações Finais
Agora que você viu quais são os tipos de pedras preciosas, ficou mais fácil entender de onde vêm a maioria das jóias que você encontra no Brasil e no mundo.
Vale lembrar que, apesar de muitas pedras preciosas variarem do mesmo mineral, os componentes presentes em sua formação são o suficiente para alterar sua cor e suas características, a ponto de formar pedras únicas.
Confira joias com diferentes tipos de pedras preciosas no site de Victoria Sayeg!
Victoria Sayeg é referência no mercado de joias devido ao apreço pelo detalhe, da concepção à produção e entrega das peças, e ao suporte exclusivo e humanizado. O resultado os clientes conhecem: produtos criados em um processo artesanal único, composto de diversas e complementares etapas, e uma experiência única no uso das peças.
É exatamente essa filosofia que proporciona a qualidade de nossos exemplares, desenhados e produzidos a partir de um apurado senso de exclusividade e sofisticação, e a humanização de nosso atendimento.
Então, qual é a sua pedra preciosa favorita?
Continue acessando o nosso blog e redes sociais [Instagram e Facebook ] para acompanhar as tendências e novidades sobre o universo das joias.
Descubra e se encante com nossas coleções de pedras preciosas e produtos exclusivos