Quais são os tipos de pedras preciosas? Principais minerais e suas características
Embora a maioria das pessoas conheçam as pedras preciosas pelo seus nomes como esmeraldas, diamantes, ametistas e rubis, por exemplo, na verdade a maioria delas fazem parte de uma família de minerais, de onde derivam outras pedras com cores e características diferentes. Mas você conhece os tipos de pedras preciosas?
As pedras preciosas são minerais valorizados por sua raridade, beleza e durabilidade, e podem ter origem biológica, como as pérolas, ou vegetal e mineral, como a maioria das outras.
No entanto, os tipos de pedras preciosas variam de acordo com sua origem e do mineral de onde elas são derivadas. Em alguns casos específicos, porém, essas pedras não são variedades e sim sua versão pura encontrada na natureza, como no caso dos diamantes, por exemplo.
Pensando em lhe auxiliar, separamos um post com os tipos de pedras preciosas e suas características. Confira!
Quais são os tipos de pedras preciosas?
Algumas pedras preciosas são dividas por suas classes de minerais, já que a maioria é uma variação deles, sendo os mais comuns:
Berilo
O berilo é um mineral caracterizado pelo silicato de berílio e alumínio com brilho vítreo. Sua dureza pode variar entre 7,5 e 8, dependendo da coloração, e possui uma forma prismática ou colunar.

O berilo puro é incolor, no entanto, na natureza é possível encontrá-lo misturado com substâncias que deixam a pedra colorida, como:
- ferro férrico ou cromo, que dá uma coloração verde (esmeralda);
- cromo e vanádio, cor azul (água-marinha);
- manganês e ferro, cor rosa (morganita);
- manganês, titânio e ferro, cor amarelada (heliodoro).
Apesar da esmeralda ser o berilo mais famoso, existe também uma variação vermelha da pedra, considerada um dos berilos mais raros do mundo todo, e é chamado de bixbita.
Diamantes
Os diamantes são pedras preciosas formadas a partir do carbono, embora não tenham relação com o carvão. Por ser formado em alta pressão e temperatura, é considerado a pedra preciosa mais dura do mundo todo.
Apesar dos diamantes mais famosos serem os incolores, os diamantes coloridos são considerados as pedras preciosas mais caras do mundo, e podem ser encontrados em diversos lugares do mundo, incluindo aqui no Brasil.
Uma das características mais marcantes do diamante é seu brilho, fazendo com que ele ainda seja uma das pedras preciosas mais desejadas pelas mulheres.
Enquanto o diamante incolor é o diamante puro, suas variações coloridas são compostas por substâncias que acabam se fundindo durante sua formação natural. O diamante azul, por exemplo, é rico em boro, enquanto o amarelo, em nitrogênio
O diamante rosa, porém, é uma variação do diamante incolor, sendo composto apenas de carbono e é um dos motivos que faz com que ele seja uma das pedras mais raras e valiosas.
Pérolas
As pérolas são pedras preciosas biológicas, formadas a partir de um mecanismo de defesa das ostras e mexilhões. Quando um grão de areia ou qualquer outro corpo estranho entra na concha, a ostra imediatamente começa a soltar uma substância para paralisar o invasor, fazendo com que a pérola seja formada.
Turmalina
As turmalinas são minerais que variam do boro e do alumínio, e possuem uma composição variada. Algumas, possuem mais de 33 componentes juntos, como o ferro, magnésio, cálcio e lítio.
Sua forma natural também é prismática com cristais longos e delgados, e sua dureza varia entre 7 e 7,5.
As turmalinas são translúcidas e opacas dependendo da sua variação, e têm um brilho vítreo com verticais muito bem marcadas.

Suas variedades também são dividas em cores:
- dravita: castanho;
- schorlita: preta;
- elbaíta: verde;
- rubelita: rosa avermelhado;
- indicolita: azul escuro;
- acroíta: incolor.
Algumas colorações como a roxa, por exemplo, recebe o nome apenas de turmalina roxa, enquanto uma das mais famosas do mundo, a turmalina azul-claro intenso, é chamada de turmalina Paraíba.
Leia também Onde são encontradas pedras preciosas no Brasil e quais os principais pontos de mineração?
Coríndon
Esse é um mineral de óxido de alumínio de brilho intenso e uma de suas características mais marcantes é sua dureza, que perde apenas para o diamante. Graças a sua beleza e características, as pedras que derivam do coríndon são usadas para compor diversas jóias, e suas variações mais comuns e famosas são o rubi e a safira azul.
Topázio
O topázio é um mineral bastante conhecido, com forma prismática que pode ser encontrado em várias cores diferentes na natureza, como azul, marrom, amarelo, rosa, vermelho e até incolor.
A primeira vez que foi encontrado, foi no século XVII no Brasil, na região de Ouro Preto, MG. Com um brilho bastante marcante, a pedra foi até mesmo confundida com um diamante, e foi chamado de topázio bragança.
A variedade do topázio mais valiosa é o chamado topázio imperial, que tem uma coloração rosa alaranjada, e é considerada uma pedra rara por ser encontrada apenas em Minas Gerais. O nome da pedra foi escolhido ainda no século XVII, quando Dom Pedro I ficou impressionado com a beleza da gema.
Quartzo
O Quartzo é um mineral muito fácil de ser encontrado no Brasil, e é das suas variações que vêm a ametista, o quartzo roxo e o ônix, que pode ter várias cores. Por ser o último mineral que é formado depois que o magma da terra se esfria, o quartzo possui uma estabilidade maior que muitas pedras preciosas, sendo uma das pedras mais resistentes a processos biológicos e químicos.
Apesar de ser conhecido por suas variações coloridas, o quartzo também é famoso por sua energia quando encontrado de forma pura e incolor na natureza, principalmente por quem acredita na energia e significados das pedras preciosas.
Opala
O opala é um mineral bastante conhecido por suas versões de opala branco, que possui um fundo claro com diversos reflexos coloridos, usado especialmente em colares. No entanto, a pedra possui algumas variações bastante conhecidas e raras, como o opala negro e o opala de fogo.

O nível de dureza dos opalas variam entre 5,5 e 6,6 e seu brilho também é vítreo, o que significa que os reflexos vêm de dentro da pedra e que sua superfície é mais opaca.
Agora que você viu quais são os tipos de pedras preciosas, ficou mais fácil entender de onde vêm a maioria das jóias que você encontra no Brasil e no mundo. Vale lembrar que, apesar de muitas pedras preciosas variarem do mesmo mineral, os componentes presentes em sua formação são o suficiente para alterar sua cor e suas características, a ponto de formar pedras únicas.
Confira as peças com pedras preciosas no catálogo de lançamentos no site da Victoria Sayeg.