O Brasil é um país cheio de preciosidades que muitas vezes passam despercebidas por muitas pessoas, como as paisagens e belezas naturais que ele esbanja. Mas muito além disso, é um país rico também em minerais e pedras preciosas, como diamantes, esmeraldas e ametistas, por exemplo. Mas você conhece a pedra mais preciosa do Brasil?
Por muitos anos, o Brasil foi considerado um dos países que mais contribuiu com a mineração de diamantes no mundo todo, e hoje possui belezas raras como o topázio-imperial e diamantes coloridos, consideradas pedras extremamente valiosas e difíceis de encontrar.
Pensando em lhe auxiliar a tirar todas as suas dúvidas sobre as pedras preciosas encontradas no Brasil, separamos um post falando mais sobre a pedra mais valiosa que é minerada em nosso solo. Confira!
Qual é a pedra mais preciosa do Brasil?
Na imensa cordilheira chamada Serra da Borborema que corta a caatinga foi encontrada uma das pedras mais raras e preciosas do mundo: a turmalina paraíba. Suas cores variam em nuance de azul turquesa profundo, e reluzem de um jeito único graças ao cobre encontrado em sua composição. Sua raridade e preciosidade é tanta, que a turmalina paraíba superou o valor dos diamantes.

De acordo com o site Oficial do Serviço Geológico do Brasil, um quilate da pedra pode chegar a custar mais de 15 mil dólares, um preço muito maior do que os diamantes translúcidos, no entanto, o valor pode chegar a ser quase 5 vezes maior do que isso, dependendo da qualidade do mineral.
A primeira gema da turmalina paraíba encontrada no país
A pedra foi descoberta na Paraíba em 1980 e seu azul era tão intenso e diferente das demais turmalinas encontradas que muitos desconfiaram que tratava-se de uma falsificação. Foi somente 9 anos mais tarde que a pedra foi enviada para o laboratório Instituto de Gemologia da América, nos Estados Unidos, considerado o maior laboratório de pedras preciosas do mundo todo.
A partir das análises feitas neste instituto, descobriu-se que não se tratava de uma falsificação, e sim de uma pedra nova nunca vista antes em nenhum lugar.
Apesar de existirem outros lugares de mineração da turmalina paraíba como Nigéria e Moçambique, são as mineradas no norte do Brasil que têm a coloração mais bonita e intensa.
Ao todo, a gema só pode ser encontrada em 5 minas no mundo todo, e devido a sua escassez, é considerada uma das pedras mais raras do mundo, e também uma das mais cobiçadas.
A turmalina paraíba nas joias
No Brasil, algumas joias que recebem a pedra podem chegar a custar até 3 milhões de reais, e são guardadas com muito cuidado pelas joalherias. Enquanto isso, no exterior, a peça é ainda mais desejada e pode chegar a custar mais de 3 milhões, especialmente as peças que levam o nome das coleções da Dior e Tiffany.
Leia também Conheça as top 10 marcas de joias femininas para compor sua coleção
Os diamantes e as turmalinas paraíbas
Hoje em dia, um diamante translúcido e de boa qualidade pode chegar a custar uma média de 20 mil dólares por quilate, enquanto uma turmalina com um azul intenso e reluzente, pode chegar próximo aos 50 mil dólares por quilate, fazendo com que a pedra ultrapasse a cotação do diamante em várias joalherias.
Qual a composição da turmalina?
A turmalina paraíba se difere pela presença de cobre em sua composição química, o que faz com que a pedra tenha um tom de azul muito intenso com brilho reluzente e incomparável. Dependendo da qualidade e local em que é minerada, a pedra pode chegar a realizar um azul turquesa em tons de neon, o que é um dos grandes encantos dessa variação da turmalina comum.
Qual o significado da turmalina paraíba?
As crenças sobre as energias das pedras preciosas surgiram há décadas, e acredita-se que a turmalina paraíba fortalece a intuição, além de aumentar o equilíbrio do corpo e da mente, podendo também acalmar o medo e a ansiedade de quem a usa.

Além disso, também ajuda a fortalecer o sistema imune e equilibra o metabolismo e produção de hormônios, ajudando até mesmo com problemas que estão relacionados à insônia.
Leia também Pedras preciosas e seus significados: saiba quando usar cada uma delas
Qual tratamento as turmalinas paraíbas recebem?
As turmalinas paraíbas recebem tratamento com calor, a fim de deixar as cores azuis mais intensas e deixar os tons mais escuros. E embora nos casos das turmalinas paraíbas a claridade da pedra não seja algo que conte para determinar o valor da pedra, em alguns locais ela também recebe o tratamento para clarear a superfície, removendo manchas escuras e deixando seu interior mais fácil de enxergar.
Mas, como algumas pedras que recebem o clareamento acabam perdendo o valor, nem sempre ele é aplicado nas turmalinas paraíbas, e normalmente elas são tratadas apenas com aquecimento, polimento e lapidação.
Principais cuidados com a pedra mais preciosa do Brasil
A turmalina paraíba é uma pedra extremamente sensível a dispositivos ultrassônicos ou a vapor, e o calor e as vibrações também podem fazer com que o líquido do interior da pedra se expanda, podendo trincá-la. Na hora de fazer a limpeza, prefira água levemente morna e detergente neutro e esfregue com uma escova macia.
Agora que você viu que a turmalina paraíba é a pedra mais preciosa do Brasil e entendeu como ela pode ser rara, não deixe de contemplar a beleza do nosso país. Além das turmalinas, o solo braisleiro também é rico em diamantes, ametistas e água-marinha, pedras presente em grande parte das joias vendidas no país.
Confira o catálogo com as peças de lançamentos no site da Victoria Sayeg!