Um dos motivos que tornam as pedras preciosas itens tão caros são a dificuldade de encontrá-las na mineração e capacidade de encontrar pedras que sejam boas para polir e lapidar. Afinal, sem esse tratamento as pedras não teriam o brilho e beleza que vemos em colares e anéis. Mas você sabe qual a pedra preciosa mais cara do mundo?
Hoje em dias, existem dezenas de pedras preciosas consideradas caras e raras no mundo todo, e apesar da maioria das jóias mais caras serem feitas com as pedras mais raras, em alguns casos o valor se dá especialmente pela beleza da gema, e não apenas à sua raridade, como é o caso do primeiro lugar do nosso ranking.
Confira a seguir nosso top 10 da pedra preciosa mais cara nos dias de hoje.
10- Taaffeite
A Taaffeite é uma pedra de cor lilás encontrada em 1945, e o valor de cada quilate varia entre 1.500-2.500 dólares, dependendo do tom e da translucidez que a pedra é encontrada.

A jóia pode ser usada em anéis e brincos, mas normalmente é aplicada em colares.
9- Opala Negro
O nome da pedra foi escolhido graças ao fundo escuro que deixa em evidência seus milhares de riscos brilhantes, fazendo lembrar uma linda galáxia. A pedra também faz parte de uma das mais raras de encontrar, e pode ser minerada na Austrália.
Hoje, um quilate da pedra custa em torno de 2.500 dólares.
Leia também Qual é a pedra preciosa mais rara do mundo atualmente?
8- Benitoita
Cada quilate da benitoita pode chegar a custar entre 3.000-4.000 dólares, e normalmente cada pedra chega a pesar, no máximo, dois quilates por jóia. Afinal, a pedra é uma das mais difíceis de encontrar em todo o mundo, e é comercializada especialmente em San Benito, na Califórnia.
7- Berilo Vermelho
O berilo vermelho é uma pedra especial para quem é apaixonado por rubis, já que as duas possuem algumas semelhanças. No entanto, o berilo possui uma cor mais intensa, além de ser mais difícil de encontrar, já que é minerado unicamente nas montanhas Wah Wah, em Utah.
Cada quilate da pedra preciosa custa 10 mil dólares.
6- Alexandrita
Ocupando o sexto lugar de pedra preciosa mais cara na atualidade, a alexandrita também é considerada uma das pedras mais bonitas e particulares, já que ela tem a capacidade de mudar de cor dependendo da luz em que ela reflete. Isso fez com que a joia fosse apelidada de “esmeralda de dia, rubi de noite”, já que muda entre um azul-esverdeado e magenta.
A alexandrita é vendida a 12 mil dólares por cada quilate.
5- Jadeite
Embora existam Jadeites de vários tons de verde, o mais raro de encontrar e mais valioso são os de pedra verde intenso translúcido, podendo chegar a custar até 30 mil dólares por quilate.
A pedra é normalmente minerada na Ásia, em Minmar, e antigamente a jadeite era usada para fazer ferramentas e armas por ser considerada uma pedra bastante dura.
4- Musgravita
Já imaginou usar um colar com uma pedra no valor de 35 mil dólares? Esse é o preço por cada quilate de musgravita, uma pedra rara descoberta em 1967 no sul da Austrália. Apesar de na época existirem apenas 8 pedras desse tipo no mundo todo, atualmente existem algumas minas que fazem com que seja possível encontrar a gema depois de muita procura, já que ela é considerada a terceira pedra mais rara do mundo todo.

3- Painita
Apesar de ser considerada a pedra preciosa mais rara do mundo, o quilate da painita ainda não é o mais caro. Afinal, desde que foi encontrado nos anos 50, só existiam 2 pedras com a mesma tonalidade incrível laranja puxado para o marrom, e as que são encontradas atualmente não chegam ao primeiro tom quando descoberta.
Mas ainda assim, a pedra chega a custar entre 50 e 60 mil dólares por quilate.
2- Diante estrela rosa
Ocupando o segundo lugar de pedra preciosa mais cara da atualidade, o diamante estrela rosa é um dos diamantes também mais difíceis de encontrar, e foi descoberto em 1999. No entanto, em 2013 foi colocado a leilão e vendido por 72 milhões de dólares, e cada quilate da pedra custa uma média de 1,2 milhões de dólares.
1- Diamante Oppenheimer azul
Cada quilate do diamante azul custa uma média de 3,9 milhões de dólares, e mesmo não sendo a pedra preciosa mais rara do mundo, o alto valor dos diamantes coloridos se dão graças ao seu brilho espetacular e singular, considerado um dos mais difíceis de encontrar nas pedras do mundo todo.
Além disso,os diamantes também fazem parte das pedras preciosas mais amadas do mundo todo e as mais românticas, sendo a mais usadas em alianças e anéis de noivado.

Ainda assim, embora o diamante azul seja a pedra preciosa mais cara do mundo, a joia mais cara vendida até hoje foi feita com o diamante estrela rosa. Isso porque, apesar de cada quilate do diamante Oppenheimer ser mais caro, a joia feita com ele foi vendida a 57,5 mil dólares, enquanto a joia feita com o diamante estrela rosa, cerca de 71,2 mil dólares. A diferença era que a joia com o diamante estrela rosa era mais pesada, fazendo com que ela fosse mais cara, mas os quilates tivessem um valor menor comparado ao diamante Oppenheimer azul.
Agora que você viu qual a pedra preciosa mais cara atualmente, ficou mais fácil entender por que os colecionadores gostam de investir valores tão altos em suas jóias. Afinal, as pedras nos colares e anéis mais caros do mundo são feitas com pedras raríssimas e com um brilho incomparável.
Não deixe de conferir as peças de lançamento no site da Victoria Sayeg!