Quais as 10 pedras mais caras do Brasil?

Embora existam pedras caras e raras que não são encontradas no Brasil, em nosso país é possível encontrar joias feitas, em sua maioria, com pedras que são mineradas em nosso solo, e são consideradas bastante valiosas. Mas você sabe quais são as 10 pedras mais caras do Brasil?

Além das pedras nativas do país, no Brasil você também consegue encontrar algumas variedades de pedras preciosas que são mineradas no exterior. Porém, pedras como esmeraldas, diamantes, citrinos e águas-marinhas, por exemplo, são alguns exemplos de gemas que compõem as joias brasileiras e que são encontradas por aqui.

Confira a seguir a lista das 10 pedras mais caras do Brasil!

Quais as 10 pedras mais caras do Brasil?

10- Citrino

O citrino é uma pedra encontrada em vários países da América Latina, especialmente no Brasil, considerado o país que possui um dos melhores citrinos do mundo todo. Esse tipo de pedra é uma variedade do quartzo e possui tons quentes como amarelo, marrom e laranja, em uma mistura que torna sua cor única.

Essa cor é formada devido à mistura entre o titânio e manganês da sua composição, que depois de entrar em altas temperaturas e grandes pressões de baixo da terra, ficam em colorações únicas de castanho-alaranjado.

Quais as 10 pedras mais caras do Brasil citrino
BRINCO STUD LIL CITRINO EM OURO 18K VICTORIA SAYEG

9- Rubelita

A rubelita é uma variação da turmalina, e chama muita atenção por ter uma cor que varia entre rosa e vermelho vivo, e é ideal para os amantes do rubi.

O nome deriva do latim “rubellus”, que significa avermelhado, e hoje faz parte das pedras mais caras do Brasil, especialmente por ser uma pedra valiosa e rara.

Embora poucas pessoas saibam, o Brasil hoje é uma das principais fontes de pedras preciosas, incluindo as rubelitas, que podem se tornar pedras extremamente caras dependendo da intensidade do seu tom avermelhado.

Quais as 10 pedras mais caras do Brasil rubelita
ANEL SOLITÁRIO EM OURO BRANCO 18K COM RUBELITA E BRILHANTES VICTORIA SAYEG

8- Água-marinha

A água-marinha é uma pedra bastante famosa no Brasil, e cerca de 90% da sua extração do mundo todo é feita em nosso país. Ela também pertence à família do berilo, e seu nome foi escolhido graças ao seu tom azul que lembra as cores do mar.

Algumas crenças acreditam que essas pedras podem proteger os marinheiros, e deve ser usada como amuleto protetor para quem viaja ao mar.

Leia também Pedras preciosas e seus significados: saiba quando usar cada uma delas 

Quais as 10 pedras mais caras do Brasil água marinha
ANEL SOLITÁRIO JOLIE ÁGUA-MARINHA EM OURO 18K VICTORIA SAYEG

7- Esmeralda

A esmeralda é uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo todo, especialmente quando possui coloração verde escura e intensa e é translúcida. No Egito Antigo, a pedra era considerada a “deusa de todas as pedras”, e era relacionada com amor e fidelidade.

O preço de esmeraldas de qualidade podem ser ainda maiores do que o preço dos diamantes, e é encontrado em abundância na Colômbia, embora possa ser minerado em solo brasileiro.

Quais as 10 pedras mais caras do Brasil esmeralda
ANEL LIL ESMERALDA EM OURO 18K VICTORIA SAYEG

6- Topázio Imperial

O topázio imperial é uma das pedras mais raras e valiosas encontradas em nosso país, e embora seja encontrada também na Rússia em depósitos menores, é o Brasil o país considerado sua maior fonte.

A principal mina fica na região de Ouro Preto, onde é possível encontrar o topázio imperial em cores que vão desde o amarelo e laranja, até o lilás e vermelho-cereja, e o seu nome foi escolhido depois de Dom Pedro I ter ficado impressionado com sua beleza.

5- Turmalina Paraíba

A turmalina Paraíba é uma das pedras mais raras do mundo e possui um tom de azul turquesa intenso, que reluz quase como uma azul neon graças ao cobre presente em sua composição. Como foi descoberta no norte da Paraíba, a pedra recebeu o nome do estado, e em casos raros pode ser encontrada com cores mistas.

A turmalina paraíba faz tanto sucesso no mundo, que virou alvo de marcas como Dior e Tiffany assim que foi descoberta, e embora seja encontrada em Moçambique e Nigéria, o Brasil é o país mais rico nessa preciosidade, que também é considerada uma das pedras mais caras do Brasil.

4- Ametista

A ametista é uma das pedras encontradas em maior abundância em solo brasileiro, e é considerada a mais cobiçada da família do quartzo com tons de violeta e roxo vivo. Quanto mais intensa sua cor, mais valiosa a pedra se torna.

A pedra foi encontrada em nosso país ainda no século XIX, sendo hoje um dos maiores exportadores mundiais de ametistas. Seu nome foi escolhido na Grécia Antiga, e deriva da palavra amethystos, que significa não intoxicar ou não bêbado, já que existia uma velha crença de que quem carregasse aquela pedra evitaria a embriaguez.

PINGENTE BABY GIRL PARA COLAR EM OURO 18K COM GRANADA E AMETISTA VICTORIA SAYEG
PINGENTE BABY GIRL PARA COLAR EM OURO 18K COM GRANADA E AMETISTA VICTORIA SAYEG

3- Opala

O opala é uma pedra preciosa encontrada em poucos países do mundo, incluindo Brasil e Austrália, e em nosso país é possível encontrar variedades como o opala branco, que possui um brilho que reluz em traços brilhantes e coloridos. 

Hoje em dia, o opala negro e opala arco-íris são considerados pedras bastante valiosas no mundo todo, especialmente por reluzir de uma forma diferente e única.

COLAR MÉDIO EM OURO 18K COM OPALA E SAFIRAS BRANCAS VICTORIA SAYEG
COLAR MÉDIO EM OURO 18K COM OPALA E SAFIRAS BRANCAS VICTORIA SAYEG

2- Diamante

Os diamantes são pedras preciosas extremamente valiosas quando encontrados de qualidade e sem imperfeições. Porém, ainda assim, não fazem parte da lista de pedras mais caras do mundo.

Mas a história é um pouco diferente quando falamos de diamantes coloridos: quando o diamante incolor encontrado na natureza se funde a substâncias como o bromo, por exemplo, pode alcançar cores azuladas que o torna uma pedra mais valiosa e rara.

Sabe-se que hoje em dia, menos de 1% de todos os diamantes minerados no mundo todo são diamantes coloridos, o que explica por que a variação é considerada tão valiosa assim.

Graças ao seu grande brilho reluzente, os diamantes coloridos são pedras desejadas no mundo todo, e podem até mesmo ser encontradas em solo brasileiro, como o exemplo do diamante vermelho, que foi encontrado no Brasil na época em que o país foi descoberto e é um dos diamantes mais raros encontrados até hoje.

ANEL SOLITÁRIO PURITY EM OURO BRANCO 18K COM 6 PONTOS DE DIAMANTE VICTORIA SAYEG
ANEL SOLITÁRIO PURITY EM OURO BRANCO 18K COM 6 PONTOS DE DIAMANTE VICTORIA SAYEG

1- Tanzanita

A tanzanita é uma pedra preciosa considerada rara, e é uma variedade do zoisite, descoberta no norte da Tanzânia em 1967. Desde que foi descoberta, a pedra ganhou popularidade depois de ser inserida nas joias das coleções da Tiffany, tornando-se uma gema popular e extremamente valiosa.

Hoje em dia, é considerada uma joia 10 mil vezes mais rara que o diamante incolor, e sua paleta varia entre azul, violeta e roxo, e a maioria recebe tratamentos térmicos para realçar ainda mais a sua beleza.

ANEL SOLITÁRIO ERA EM OURO 18K E GOTA DE TANZANITA VICTORIA SAYEG
ANEL SOLITÁRIO ERA EM OURO 18K E GOTA DE TANZANITA VICTORIA SAYEG

Agora que você viu quais são as 10 pedras mais caras do Brasil, ficou fácil entender por que essas joias possuem um valor tão alto, não é? Além de terem uma beleza única, possuem características diferentes e difíceis de encontrar, tornando-as também pedras preciosas raras no mundo todo. 

Veja as joias com pedras como tanzanitas, opalas e diamantes no site da Victoria Sayeg!