Quais são as pedras mais preciosas do mundo?
Uma pedra preciosa, também conhecida como gema, é um mineral encontrado nas escavações que passa por um processo de lapidação e polimento para então alcançar o formato e brilho necessários para ser colocado nas joias. Nesse universo de pedras, existem algumas que valem mais do que as outras, especialmente as que são consideradas as pedras mais preciosas do mundo.
Hoje em dia, é possível encontrar diversas dessas gemas no Brasil e no mundo todo, e quanto mais bonita e difícil de encontrar uma pedra preciosa é, mais valiosa ela se torna. Porém, a preciosidade dela também está ligada com a demanda pela pedra e o quão diferente suas características são, como é o exemplo dos diamantes coloridos, que são considerados as pedras preciosas mais brilhantes que existem.
Confira a seguir quais são as pedras mais preciosas do mundo!
Top 10 pedras mais preciosas do mundo
Opala Arco-íris e Opala Black
Apesar do opala ser uma pedra comum no Brasil, existem duas versões dele que são consideradas as versões mais preciosas do mundo e até uma das mais caras. O Opala arco íris foi descoberto na Austrália em 2003, e é considerado uma pedra rara que é capaz de brilhar no escuro em tons neon nas cores do arco íris.

Enquanto isso, o Opala Negro possui um fundo escuro com riscos cósmicos que lembram uma galáxia em cores laranja, vermelho e amarelo.
Hope Spinel
A pedra espinela é uma pedra preciosa de coloração vermelho-vinho, e atualmente acredita-se que ela tenha vindo do Tajiquistão. É uma joia bastante rara de ser encontrada, embora não entre na lista de pedras preciosas mais raras do mundo.
Esmeralda Rockefeller
As esmeraldas mais valiosas do mundo todo são aquelas que possuem coloração verde-escuro translúcida, como é o caso da esmeralda rockefeller. Sua gema possui um brilho interno vítreo com origem colombiana, onde são mineradas as esmeraldas mais valiosas.
Antigamente, em meados de 1930 até 2017, a pedra pertencia a John D. Rockfeller, que comprou a pedra ainda sem tratamento para dar à esposa. No entanto, depois de ser vendida a Harry Winston, a lapidação e polimento da joia tornaram a pedra uma das mais preciosas do mundo.
Moussaieff
Os diamantes coloridos são considerados as pedras mais valiosas e preciosas do mundo todo, e não é diferente com o diamante vermelho, que recebeu o nome de Moussaieff.

Essa cor de diamante é considerada uma das mais raras do mundo todo, e hoje existem apenas cerca de 20 diamantes vermelhos puros encontrados no mundo todo. O primeiro deles, porém, foi descoberto no Brasil, vendido no ano 2000.
Graff Vivid Yellow
O diamante amarelo também entra na lista de pedras mais preciosas do mundo, e foi descoberta em Nova Iorque, minerada de um diamante bruto de 190 quilates. Ela foi vendida a leilão no Magnificent Jewels and Noble Jewels por 16 milhões de dólares, que na época, era o maior valor gasto em um diamante amarelo no mundo todo.
Blue Belle da Ásia
A safira azul colocada na joia Blue Belle da Ásia é considerada uma das pedras mais preciosas do mundo, graças ao seu tom azul intenso. A pedra foi descoberta em Sri Lanka, nos anos 20, e é atualmente a safira mais cara já vendida.
Sunrise Ruby
O rubi dessa joia birmanesa tem um tom único que recebeu o nome de “pigeon blood”, que significa “sangue de pombo”. Isso porque a pedra possui uma coloração vermelha com traços rosa, diferente da maioria dos rubis.
Esse novo tom da pedra que deriva do berilo, fez com que ela se tornasse uma das mais valiosas do mundo todo depois de ser colocada em um anel, que foi vendido por mais de 30 milhões de dólares.
Leia também Quais são os tipos e pedras preciosas? Principais minerais e suas características
Diamante laranja
O diamante laranja é considerado um dos mais difíceis de encontrar, já que para que ele atinja essa cor, é necessário que os componentes do diamante comum sofra uma reação química depois de entrar em contato com o nitrogênio, deixando a pedra que antes era incolor, em tons de laranja.
Os diamantes laranjas puros são extremamente raros, e a maioria possui cores secundárias em sua composição, como traços amarelos. Hoje em dia, o mais valioso foi o diamante laranja Orange, vendido em uma peça por 35 milhões de dólares.
Diamante azul
Não é à toa que o diamante azul ocupa o primeiro lugar das joias mais caras do mundo todo, já que além de raro, possui uma beleza incomparável. O diamante azul em corte de esmeralda que foi vendido a leilão por 57 mil dólares recebeu o nome de Oppenheimer em homenagem a Philip Oppenheimer, membro da família que controlava a empresa DeBeers, mineradora mais famosa de diamantes no mundo todo.
Pink Star
O diamante pink star é um diamante cor de rosa e considerado hoje uma das pedras preciosas mais raras do mundo, já que para que ele atinja essa coloração, não é necessário que exista uma reação química entre dois elementos, e sim, uma mudança na sua estrutura cristalina. Ou seja, os diamantes rosa se tornam rosas sozinhos quando são formados, e são compostos apenas de carbono, como o diamante incolor.

O pink star é hoje o diamante rosa mais caro do mundo, e foi vendido por 71 milhões de dólares em uma joia em Hong Kong, na China.
Depois de ver as pedras mais preciosas do mundo, ficou fácil entender por que elas são tão valiosas, não é? Com uma beleza única, cada uma delas possui características de deixar qualquer um encantado.
Conheça os lançamentos de joias com pedras preciosas no site da Victoria Sayeg.