Pedras preciosas e seus significados: saiba quando usar cada uma delas
Na antiguidade, os povos usavam o poder das pedras e cristais nas joias para se beneficiar da sua energia, já que eles acreditavam que ao entrar em contato físico com o corpo, essas pedras eram capazes de acabar com os bloqueios mentais, espirituais e físicos. E dentro desse universo, era necessário entender mais sobre as pedras preciosas e seus significados para saber quais pedras deveriam ser usadas para lidar com cada situação.
Foi durante essa época que passou-se a acreditar na energia positiva das pedras, já que somos seres receptivos à energia à nossa volta. Hoje, embora nem todos acreditem mais nisso, há crescentes de que os cristais e pedras preciosas possam ajudar no controle emocional e espiritual, graças à sua propriedade, e em alguns casos, até mesmo ajudar a curar algumas doenças.
Confira a seguir o significado das pedras preciosas mais famosas!
Pedras preciosas e seus significados
Turmalina
A turmalina pode ser encontrada de diversas cores diferentes, e é rica em ferro – de coloração preta e castanho -, magnésio – as amarelas – e em lítio – azul, verde, vermelho e rosa.

Na crença antiga, o significado da turmalina era ajudar a mente a se esvaziar do sentimento de inveja, culpa, raiva, insegurança e ressentimento, além de ajudar na cura de doenças cardíacas e ser usada como amuletos de proteção.
Ametista
A ametista é uma variação do quartzo, usada desde os primórdios como pedra capaz de proteger as pessoas de espíritos, e sua cor está relacionada com sua capacidade de espantar energias negativas do ambiente em que ela é colocada.
Isso faz com que ela seja usada para purificação do ambiente e elevação da intuição, além de também ser útil para quem quer emagrecer, já que acredita-se que sua energia poderia auxiliar nessa parte.
Esmeralda
Uma das pedras mais famosas do mundo, a esmeralda é uma pedra preciosa esverdeada que faz parte de milhares de anéis, brincos de ouro e colares nas joalherias do mundo todo. Antigamente, era usada como proteção aos viajantes, já que tem um efeito de proteger pessoas que viajam muito ou que fazem longas viagens.
No Egito antigo, a esmeralda era símbolo de amor incondicional e de fidelidade.
Jade
A pedra preciosa Jade varia entre tons claros e esbranquiçados e verde-escuro, e é encontrada em diversas jóias e especialmente em estatuetas. O termo Jade é um derivado do espanhol de “piedra de hijada”, em tradução livre, “pedra do flanco”.
Seu significado é de pureza, e muitos que acreditam na energia das pedras usam para a cura nos rins.
Um fato interessante sobre a pedra é que antigamente, os povos do México costumavam colocar pedras de jade na boca dos mortos antes de enterrar o corpo como forma de proteção.
Rubi
A pedra vermelha mais cobiçada do mundo é um grande símbolo do amor, e é considerada a pedra da vitória. A crença antiga diz que quem usa a pedra desenvolve uma maior capacidade de liderança.

O nome rubi é derivado de rubeus, em latim, que significa “vermelho”.
Safira
Uma das pedras preciosas e seus significados mais famosos é a safira, que embora seja uma pedra que pode ser encontrada em diversas tonalidades diferentes, a mais conhecida é a safira azul. Seu nome vem do termo árabe safir, que significa pedra preciosa.
Sua função é trazer equilíbrio e ajudar as pessoas a se concentrarem mais e fortalecer sua mente.
Diamante
O diamante é a pedra preciosa mais famosa no mundo todo, e é formada de carbono que resulta em suas tonalidades translúcidas, mas podem ser encontrados com cores como vermelho, rosa, verde e azul, sendo suas variações coloridas ainda mais caras do que uma peça incolor.
Essa é pedra preciosa mais resistente do mundo, e um diamante só pode ser quebrado e riscado por outra pedra de diamante.
Seu significado é o amor indestrutível, tornando-o bastante popular em anéis de noivado e alianças de casamento.
Opala
A pedra preciosa opala varia entre diversas cores, e a mais famosa aqui no Brasil é o opala branco com filetes amarelos, laranjas e vermelhos, que refletem diversas cores. Na antiguidade, acreditava-se que a pedra podia proteger contra ladrões por tornar a pessoa que usava a pedra invisível.
Porém, hoje em dia, a pedra é usada para captar e transmitir boas energias, além de ter capacidade de curar o corpo e a mente, aguçando a criatividade de quem a usa.
Água-marinha
A pedra foi batizada como água-marinha por ser considerada a pedra preciosa dos marinheiros. A crença das energias das pedras acredita que a água-marinha protege quem viaja no mar, além de ser um amuleto da sorte que proporciona paz e reduz o efeito do estresse. Alguns ainda acreditam que ela tenha propriedades de cura.
Turquesa
A turquesa é uma pedra que inspirou o nome da cor, com um azul esverdeado tão único que foi necessário encontrar uma nova cor que transmitisse a beleza da pedra. Essa coloração diferente se dá graças à presença de cobre dentro da pedra, e seu significado é de abrir caminhos e atrair sorte para quem usa, além de ajudar na realização dos seus desejos e sonhos.
Ágata
A pedra ágata é conhecida por ser protetora e fortalecer a energia de quem a usa, além de aumentar a vitalidade e força interior, com um grande poder de cura.
Apesar de ser encontrada em diversas cores, a mais popular é a roxa, e é ideal para ser usada como amuleto da sorte e também para curar problemas digestivos e doenças da pele.
Pérola
Apesar de não vir de minerais, as pérolas também são consideradas pedras preciosas, e tem um simbolismo importante de pureza, paz e feminilidade. A crença da energia dos cristais acredita que a pérola signifique cura e purificação.
Depois de ver as pedras preciosas e seus significados, não deixe de escolher a sua para usar todos os dias. Assim você garante que a energia das pedras e cristais estejam ligadas ao seu corpo, podendo te ajudar a controlar suas emoções e ser seu amuleto da sorte no dia a dia.
Veja o catálogo com os lançamentos no site da Victoria Sayeg.