Onde são encontradas pedras preciosas no Brasil e quais os principais pontos  de mineração?

Embora muitas pessoas não saibam, no Brasil existem diversos lugares onde podem ser mineradas pedras preciosas bastante famosas, inclusive diamantes. No entanto, apesar de ser possível encontrar algumas gemas aqui no nosso país, isso não significa que seja algo fácil. Mas você sabe onde são encontradas pedras preciosas no Brasil?

A mineração é um processo que tem como objetivo extrair substâncias minerais, e é usado especialmente para encontrar as pedras preciosas e até explorar petróleo, por exemplo. A partir desse processo, os profissionais da área encontram materiais rochosos de onde retiram pedras como diamantes, topázios, esmeraldas e rubis, e levam para um processo de corte, lapidação e polimento para ganhar forma e brilho. Somente depois disso que as pedras são adicionadas nas joias que são comercializadas no mundo todo.

Para que você entenda mais sobre o processo de mineração no Brasil e onde ficam as pedras preciosas aqui no país, separamos um post falando mais sobre o assunto. Confira!

Onde são encontradas pedras preciosas no Brasil?

Turmalina

A turmalina é uma das pedras mais populares no Brasil, já que pode ser encontrada por todo o país. No entanto, o centro de mineração mais famoso da pedra fica em Minas Gerais, onde é possível encontrar turmalinas azuis, amarelas, verdes, violetas e até laranjas.

a turmalina paraíba é encontrada no Norte do Brasil, sendo um dos raros pontos de mineração
a turmalina paraíba é encontrada no Norte do Brasil, sendo um dos raros pontos de mineração

Uma das minas mais fáceis de encontrar a pedra preciosa é na mina de turmalina do Cruzeiro, que é repleta de turmalinas nas paredes e no solo.

Mas apesar da maior quantidade ficar em Minas Gerais, as turmalinas mais famosas pertencem ao solo paraibano, especificamente no norte da Paraíba. É nessa região que a turmalina possui um tom azul mais intenso que se funde com diversos tons de verde, resultado dos traços de cobre presentes na pedra, considerada a turmalina mais preciosa do mundo.

Topázio

Outra pedra bastante famosa no Brasil é o topázio, que fica apenas em uma mina em Minas Gerais, próxima à cidade de Ouro Preto. Lá, você consegue encontrar pedras de diversas cores, indo desde rosa-claro e rosa-escuro, até cores mais intensas como vermelhos, laranjas e amarelos.

Quartzo

O estado do Rio Grande do Sul é conhecido especialmente por sua grande abundância em pedras de quartzo, sendo a mais comum a ametista, o quartzo violeta.

Os quartzos possuem uma grande gama de cores, e são consideradas as pedras preciosas mais acessíveis do Brasil. Mas mesmo que todo o solo braisleiro seja abundante nesta pedra, existe uma variação única do quartzo chamado de quartzo rutilado, uma pedra transparente com fios de rutilo dentro, que só pode ser encontrada na Bahia.

Diamante

Embora poucas pessoas saibam, o Brasil também é um dos mineradores de diamantes, considerado antigamente como uma das maiores fontes mundiais dessa pedra preciosa. Embora hoje não faça mais parte desse ranking, nosso país ainda representa uma grande parcela do comércio de diamantes do mundo todo.

o Brasil possui um solo rico em pedras preciosas, incluindo diamantes coloridos
o Brasil possui um solo rico em pedras preciosas, incluindo diamantes coloridos

A mineração dos diamantes existe no Brasil desde 1700, iniciando-se em Minas Gerais. Hoje em dia, porém, é possível encontrar diamantes em todas as regiões do Brasil, e as pedras encontradas por aqui são consideradas de alta qualidade. Além disso, é aqui no Brasil que muitos diamantes coloridos e raros foram encontrados.

Opala

No Brasil, o opala mais comum são os opalas de fogo, com coloração laranja, vermelho e amarelo. Porém, existe uma variedade grande de opalas claros manchado de cores vibrantes como púrpura, azul, verde e rosa, considerado uma versão de opala brasileiro muito diferente.

Apesar de ser minerado em vários lugares do país, o opala é encontrado com mais abundância no nordeste do Brasil.

Água-marinha

A Água-marinha é uma pedra preciosa que pode ser minerada em pequenas quantidades na Rússia, Estados Unidos, Paquistão, Índia, e Afeganistão. Enquanto esses países contam com quantidades pequenas da pedra, no Brasil é feita a extração de 90% da mineração de água-marinha do mundo todo.

Essa é uma pedra preciosa que pertence à família do berilo e tem um tom de azul igual ao azul do mar, e apesar de Minas Gerais possuir a maior quantidade de água-marinha do país, é no Rio Grande do Norte que encontram-se as gemas mais valiosas desse mineral.

Citrino

O citrino é uma pedra preciosa que pertence à família do quartzo, e pode ser minerada na Argentina, Uruguai, Bolívia e no Brasil.

No entanto, os citrinos do Brasil são considerados os melhores do mundo, além de terem tons únicos que variam entre o laranja e amarelo.

Rubelita

As rubelitas são variedades das turmalinas, que chamam a atenção do mercado internacional por terem uma coloração única que passeia entre tons de rosa e vermelho vívido. Seu nome é um derivado do termo “rubellus” do latim, que significa avermelhado. 

Por ter uma mistura de cores, é possível encontrar rubelitas mais claras e mais fortes, sendo as mais fortes as mais valiosas e caras no mercado joalheiro.

Aqui, as rubelitas são encontradas especialmente no leste de Minas Gerais.

Esmeralda

Apesar da grande fonte de esmeraldas ser a Colômbia, é possível encontrar essa pedra no Brasil, já que antigamente nosso país era uma grande fonte das lindas pedras verdes. Mas na atualidade, a mineração da esmeralda tem se tornado cada vez mais rara, tornando essa pedra cada vez mais rara. As esmeraldas mais valiosas do mundo são as esmeraldas translúcidas e verde intenso, mas é possível encontrar esmeraldas opacas e verde mais claro.

embora as esmeraldas colombianas sejam as mais valiosas hoje em dia, antigamente o Brasil era um dos maiores exportadores da pedra e hoje ainda conta com algumas minas
embora as esmeraldas colombianas sejam as mais valiosas hoje em dia, antigamente o Brasil era um dos maiores exportadores da pedra e hoje ainda conta com algumas minas

Agora que você viu onde são encontradas pedras preciosas no Brasil, não deixe de conferir as joias que são produzidas com a grande riqueza de pedras preciosas que nosso país possui. Além dos diamantes, as joias brasileiras também são compostas especialmente por turmalinas e opalas, duas lindas pedras com grandes características brasileiras.

Confira o catálogo de joias com turmalinas, opalas e diamantes no site da Victoria Sayeg.

Histórias Sayeg

Joias delicadas

Posts SImilares