Na hora de escolher os acessórios para usar no ambiente de trabalho, muitas mulheres ficam em dúvidas de quais joias seriam as mais adequadas, a fim de deixar o look sério e profissional, com um toque de sofisticação sem exageros. Mas qual será a melhor opção para o trabalho: semijoias ou joias?
O ambiente corporativo requer uma postura mais profissional e séria, e muitas vezes escolher a joia errada pode fazer com que essa imagem seja vista de forma diferente. Isso porque, algumas joias podem acabar sendo exageradas e chamar muito atenção dentro de escritórios, muito diferente da imagem que ela gostaria de passar.
Mas diferente do que muitos imaginam, as semijoias também podem ser exageradas para o ambiente corporativo, dependendo da composição das pedras e dos metais usados.
Pensando em lhe auxiliar nesse assunto, separamos um post falando mais sobre as joias e semijoias e quais são as melhores opções para usar no trabalho. Veja a seguir!
Qual a diferença entre semijoias ou joias?
Antes de tudo, é necessário que você entenda mais sobre a diferença entre as semijoias e joias.
As joias são peças feitas de ouro ou prata puros, e em alguns casos, de platina maciça. As semijoias, enquanto isso, são feitas de materiais secundários que recebem uma camada de ouro ou prata por cima, formando uma sobreposição de metais variados.

A espessura do banho de ouro depende de cada joalheira, e com os milésimos corretos, a peça é considerada uma peça de qualidade e duradoura mesmo sendo banhada.
Além disso, as semijoias não recebem pedras preciosas como os diamantes, rubis, esmeraldas e safiras, e são compostas pelo o que chamamos de pedras semi preciosas, como a água-marinha e ametista, por exemplo.
Vale lembrar, também, que algumas joalherias não trabalham com produtos banhados a ouro, e em alguns casos você pode encontrar essas pedras semi preciosas em ouro maciço, já que muitos não fazem distinção entre pedras preciosas e semi preciosas.
Semijoias ou Joias no Trabalho, o que é melhor?
Agora que você entendeu a diferença entre as semijoias e joias, é hora de entender qual das duas opções é melhor para o trabalho, e a resposta é: depende.
Afinal, existem joias elegantes, suaves e discretas, e semijoias carregadas, coloridas e chamativas. O ideal é que você opte sempre pelo conforto, elegância e suavidade das suas joias para usar no dia a dia, a fim de que você ainda passe uma imagem profissional, mas com um toque sofisticado.
Além disso, você também deve levar em consideração:
Acessórios barulhentos
Algumas pulseiras, sejam semijoias ou joias, podem acabar sendo barulhentas e atrapalhar o ambiente corporativo. Imagine usar uma composição de pulseiras ou colares que fazem barulho sempre que você faz um movimento.
Além de soar deselegante, pode acabar manchando sua imagem como profissional e também tirar a atenção dos colegas de trabalho ou até do cliente.
Segurança
Alguns trabalhos específicos não permitem que você use pulseiras, brincos, anéis e colares por questões de segurança. Porém, quando sua profissão não possui regras para o uso desse tipo de adorno, o ideal é usar o bom-senso sempre e evitar usar joias em lugares onde ocorrem muitos assaltos.
Isso porque, embora as semijoias também tenham sua beleza, uma esmeralda ou um rubi chama muito mais a atenção comparado com uma água-marinha ou turmalina, por exemplo.
Conforto
Se você é uma daquelas pessoas que não podem usar nada que não seja ouro que começam a se coçar, prefira sempre as joias com ouro maciço e com pedras menores para ser mais discreta.
Além do mais, pense em anéis, brincos e colares que sejam confortáveis e não atrapalhem os seus afazeres do trabalho, como anéis grandes que dificultam na hora de pegar alguma coisa, ou brincos pesados que podem incomodar durante o dia.
Exageros
Algumas pessoas escolhem peças delicadas, mas acabam combinando os brincos, colares e pulseiras de uma forma não harmônica, que pode pesar no look e soar muito exagerado. Pensando nisso, evite muitos adornos de uma vez e escolha sempre cores que conversem entre si ou que tenham a mesma cor. Outra saída é usar acessórios que tenham a mesma pedra.
Uma composição com água-marinha e safiras azuis pequenas, por exemplo, pode ser uma ótima opção de colares e brincos.
Aposte nas pedras
As pedras preciosas dão um ar de elegância no look, e se escolhidas da forma correta, não pesam sua imagem e ainda são um toque de sofisticação, especialmente se você souber brincar com as cores de forma correta.
Caso você opte por pedras coloridas, prefira peças mais discretas com cores mais coringas como preto, cinza e branco, sendo possível optar por detalhes coloridos, com tons que conversem com a cor da pedra escolhida.
Na hora de optar entre prata, ouro amarelo, branco e rosé, a escolha depende do seu gosto pessoal e não influencia em sua imagem. Apesar de algumas pessoas preferirem usar prata ou ouro branco de dia e ouro amarelo à noite, não existe uma regra para isso.
Agora que você viu que pode usar semijoias ou joias no trabalho, desde que escolha peças discretas e suaves, não deixe de comprar alguns acessórios para compor seu look. Além de dar uma certa elegância no seu dia a dia, é uma excelente forma de se sentir bonita e aumentar a auto estima.
Confira o catálogo de lançamento para usar no trabalho no site da Victoria Sayeg.