Alianças Victoria Sayeg em Ouro 18k

Escolher uma aliança nem sempre é uma tarefa fácil, já que a peça simboliza o laço e compromisso entre um casal. Vários quesitos devem ser levados em consideração para fazer a melhor escolha: durabilidade, facilidade de manutenção, estética e, claro, o orçamento disponível para investir na joia. 

O ouro 18 quilates (18K, também conhecido como ouro 750) é o mais utilizado na confecção de joias, e também o mais recomendado, pois atende a maioria dos requisitos envolvidos para tomar essa decisão.

Neste artigo, você vai conferir mais informações sobre o ouro 18K, porquê ele deve ser considerado a melhor opção para a sua aliança, e quanto vale uma peça desse tipo. Boa leitura! 

O anel de dedinho mindinho feminino, também conhecido como pinky ring em inglês, é um acessório essencial para mulheres empoderadas com forte personalizade. oferecemos versões lisas e com pedras preciosas além de personalização com letras e inicial do seu nome. todas as peças são confeccionadas em ouro 18k.

A importância de escolher bem a aliança de ouro

Quando o assunto é compromisso e união, não há outro item tão simbólico e marcante quanto as alianças. Sejam elas de compromisso, noivado ou casamento, são carregadas de muito significado e precisam ser escolhidas com cuidado.

Questões como a aparência e o valor disponível a ser investido devem sim ser consideradas, mas não são os únicos aspectos a influenciar nessa decisão. 

É preciso também levar em conta o custo-benefício e avaliar fatores como a durabilidade e facilidade de manutenção das peças, já que são itens que serão usados por anos, décadas ou até mesmo por toda a vida. 

Veja a importância de escolher bem as alianças

Por apresentar diversas vantagens, a opção mais considerada, principalmente nos casos de noivado e casamento, é a aliança de ouro 18k. Esse material possui fácil manutenção, é resistente, atraente e remete à fortuna e prosperidade. Além disso, é um investimento que dificilmente será desvalorizado. Não é à toa que compõe peças que passam de geração para geração. Quando o assunto são joias, o ouro 18K é considerado a melhor opção. A seguir, saiba mais sobre ele.

O que é o ouro 18K? 

O ouro 18K é uma liga metálica composta por 18 partes de ouro (de um total de 24 partes), o equivalente a 75% de ouro puro + 25% de outros metais (como prata, cobre e paládio, entre outros). Também é conhecido como ouro 750 devido à porcentagem de pureza.

Esses outros metais são adicionados à composição para garantir maior resistência à joia, já que o ouro puro (ouro 24K) é extremamente maleável. Joias fabricadas em ouro 24K são dificilmente encontradas no Brasil, sendo mais comuns em países como a China e a Índia. Por serem compostas por ouro puro, possuem menos resistência e durabilidade, podem ser facilmente riscadas e ter sua forma deformada. 

Além de proporcionar mais resistência à joia, os 25% de outros metais encontrados em peças de ouro 18K também determinam aspectos como a coloração do ouro. As mais comuns são amarelo, branco e rosé. Os metais são escolhidos tendo como base a dureza na Escala de Mohs.

Cobre, zinco, níquel, prata e paládio são os metais mais usados nas ligas de ouro. A quantidade e os metais são escolhidos de acordo com as preferências de cada joalheria e a qualidade que se deseja atingir. Esses metais são importantes determinantes de características como cor, resistência e brilho.

Confira a seguir as principais vantagens de investir em uma joia de ouro 750. 

Quais as vantagens de uma joia de ouro 18K? 

Não é à toa que o ouro 18K é o mais utilizado na alta joalheria. Há diversas vantagens que fazem dessa composição a melhor e com maior custo-benefício. Vamos ver algumas delas.

Ao pensar em ouro, nos vem à mente uma tonalidade vibrante, reluzente. Esse tipo de coloração só pode ser alcançada com o ouro 18K, devido ao seu alto teor de ouro puro. Peças fabricadas em ouro 14K ou 10K, por exemplo, geralmente apresentam uma cor mais opaca, justamente em função do baixo teor de pureza. 

Mas é claro que os benefícios em investir em uma joia de ouro 18K não ficam apenas na aparência. Peças com essa composição também apresentam menos riscos de causar alergias e irritações na pele de quem as usa, o que se deve ao alto nível de pureza. Irritações na pele por causa de joias são geralmente causadas por conta dos demais metais nobres usados na formulação. Portanto, quanto menor a porcentagem desse tipo de metal, menos os riscos da pele apresentar algum tipo de reação. 

Veja as vantagens de uma aliança de ouro 18k

Além disso, as joias em ouro 750 apresentam maior durabilidade e resistência, o que também está relacionado ao seu teor de pureza. Esse é o meio termo ideal para peças duradouras e resistentes, sem deixar de lado o seu maior atrativo, que é justamente serem fabricadas em ouro, o que torna a aliança de ouro mais valiosas.

Também é preciso considerar que o ouro é um metal extremamente resistente à oxidação. Portanto, quanto maior a porcentagem de ouro puro, maior durabilidade e conservação da peça. 

Quanto custa o grama do ouro 18K?

O ouro é considerado uma commodity, ou seja, trata-se de uma matéria-prima cujo preço é determinado pela oferta e procura internacional, variando de acordo com a cotação nas bolsas de valores de Nova York e Londres. Para quem mora no Brasil, há outra variante a ser considerada: o preço do dólar.

Isso tudo significa que o preço do ouro pode variar diariamente de acordo com as oscilações do mercado.

A unidade de medida que regula o valor do ouro é chamada de “onça troy”, e cada onça equivale a 31,1 gramas. Para calcular o preço do ouro é preciso verificar o valor da onça troy, dividi-lo por 31,1 para obter o valor por grama e então multiplicar esse resultado pela cotação atual do dólar. Dessa forma, obtém-se o preço do ouro equivalente àquele momento no Brasil. 

Devido a essa grande possibilidade de variação diária, é comum que joias de ouro 18K não tenham um preço fixo estabelecido. Sendo assim, muitas joalherias optam por calcular o preço da joia no momento da venda, o que pode variar bastante de um dia para o outro. 

Há alguns sites através dos quais é possível acompanhar a cotação diária de ouro, como o portal Investing.com ou o site brasileiro Melhor Câmbio, que traz a cotação do ouro já em gramas, disponibilizando também uma calculadora para te auxiliar na operação.

Saiba quanto custa a grama do ouro 18k
Saiba quanto custa a grama do ouro 18k

Agora que compreendemos o cálculo envolvido no valor do ouro, vamos conferir uma estimativa de preços para alianças nesse material. 

Quanto custa uma aliança de ouro 18k?

Como pudemos observar ao longo deste artigo, há diversos componentes que podem interferir no valor de uma joia, como o tipo de ouro utilizado, a espessura da peça, o designer que a criou e as questões econômicas que envolvem o valor da grama do ouro. 

Em geral, quanto maior a espessura da aliança e a fama da joalheria em questão, mais cara tende a ser a joia. Uma aliança de ouro 18K com 1mm de espessura pode custar a partir de R$700,00 em uma joalheria de renome, enquanto uma aliança com 4mm de espessura na mesma loja poderia custar a partir de R$1.150,00. 

Porém esses valores são apenas estimativas aproximadas. Antes de realizar uma compra tão importante, é indicado fazer uma boa pesquisa na internet e nas joalherias de sua cidade. Compare valores e a reputação das lojas, e observe a cotação do ouro e do dólar no dia. E, é claro, dê preferência para estabelecimentos confiáveis, sobretudo no caso de compras feitas online. 

Confira no próximo tópico algumas dicas que podem te ajudar a economizar. 

Dicas para economizar

Se você tem em casa joias de ouro que não usa mais, pode optar por levá-las a um ourives e reaproveitar o mesmo material para encomendar uma nova peça de acordo com sua preferência e necessidade.

Essa é uma dica que pode contribuir muito com o seu orçamento, te ajudando a economizar ao pagar apenas pela mão de obra. 

Outra dica importante na hora de realizar a compra de uma aliança é atentar para os preços de joalherias e designers famosos.

Como mencionamos no tópico anterior, quanto mais renomada a joalheria, maiores tendem a ser os preços de suas joias. Nesses casos, o consumidor acaba pagando a mais pela marca, e não pela aliança em si. Comprar os itens em uma joalheria menor ou então encomendar com um ourives pode valer muito a pena. 

Agora você já sabe tudo o que precisa para escolher este acessório que vai te acompanhar por todas as fases de sua vida a dois. Este artigo foi útil para você? Conte pra gente nos comentários. 

Similar Posts